No dia 05 de dezembro aconteceu o encontro de final de ano do INDAC na sala de eventos da doceria Offner dos Jardins em São Paulo, patrocinado pelas empresas Sinteglas, CastCril e Sei Laser, contou com a presença de diversos associados e colaboradores do setor do Acrílico do país.
Dentre os destaques do evento, João Orlando Vian, executivo do INDAC comentou sobre o mercado brasileiro de acrílico e apresentou números interessantes sobre o setor.

João Orlando Vian – Executivo do INDAC

“O mercado de chapas acrílicas no Brasil faturou aproximadamente R$600 milhões este ano, com um crescimento médio de 6%” – comentou João Orlando.

Sobre a segmentação do mercado, a grande fatia está com os PDVs, Displays e Luminosos que, juntos, abocanham os 50% do mercado, seguidos pelos setores de Sinalização, Mobiliário, Iluminação Decorativa e Peças Técnicas.
Falando das mais de 900 empresas ligadas a transformação do Acrílico, J. Orlando também apresentou que 60% delas estão em São Paulo e o Sul e Sudeste Brasileiro abrigam a maioria desses transformadores que têm um consumo aproximado de até 500Kg/mês de acrílico, deixando bem ressaltados os cerca de 40 transformadores que dominam o mercado, consumindo mais de 3 toneladas/mês do material e consequentemente, ficando com a maior parte do faturamento do setor.

Totens das Colas Especiais Sinteglas

Entrando na questão de importação de Chapas Acrílicas, J. Orlando mostrou que de 2006 até agora os números são preocupantes e só crescem a cada ano, na ordem de 10%, com um resultado de quase 5 mil toneladas (48%), de material importado concorrendo com a produção nacional de chapas.
E um fator mais alarmante é o preço do Kg do material importado que chega por volta dos US$3,60 dólares (R$9,00/Kg), contra os quase R$16,00/Kg praticados pelos fabricantes nacionais.

Totens Colas Sinteglas

Totens Colas Especiais Sinteglas

Sobre a entidade, Fabio Fiasco – Presidente do INDAC, ressaltou algumas ações para 2014 como o novo site de e-commerce de peças acrílicas – web acrílicos, o projeto de homologação das empresas do setor, o novo selo para o associado, a necessidade de mais divulgação através do site, newsletter, feiras e fórum acrílico e sobre trazer mais associados para a evolução do acrílico.

Fabio Fiasco – presidente do INDAC falando sobre o ano de 2013 e planos para 2014

Mostrou também que dos quase 60 associados, a grande maioria é de transformadores, seguidos pelos fabricantes de máquinas e distribuidores do material. E dos 18 fabricantes nacionais de chapas acrílicas, apenas 3 fazem parte do INDAC, o que nos faz entender a crescente entrada de material importado no país, dada a falta de interesse dos nossos colegas brasileiros.

Cola S-320/6 e acessórios para aplicação

A Sinteglas se orgulha de participar ativamente desde o início nesses 12 anos de INDAC e parabeniza todos associados, fornecedores, colaboradores e participantes pelo ótimo trabalho e evolução do setor acrílico neste ano de 2013.

Cola Acrílica S-330 e acessórios para aplicação

Boas Festas e que 2014 venha repleto de realizações e conquistas para o mundo do acrílico!